O plano de trabalho é desenvolvido de forma individualizado, com equipe habilitada, dando enfoque aos problemas sofrido pelo dependente e seus familiares.
1ª Fase: Adaptação e Aceitação do Processo de Recuperação
Fase em que o residente é acolhido pela Comunidade Terapêutica após entrevista inicial, preenchimento de ficha e esclarecimento das regras com a psicóloga.
Momento inicial do processo terapêutico, onde existe o maior número de informações a serem trabalhadas. Fase suscetível a crises de abstinência e oscilações de humor.
Fundamental a importância de conscientização quanto às motivações do tratamento, promover ferramentas facilitadoras quanto à convivência em grupo, assimilação de regras e principalmente quanto a questões relacionadas aos vínculos familiares.
Averiguação do processo de drogadição, com levantamento de histórico familiar e social, além de entendimento no que diz respeito ao Eu do indivíduo.
São trabalhadas questões como motivação, ansiedade, culpa autoconhecimento, autoestima, aceitação da doença, e foco no tratamento. Esta fase tem a duração de 02 avaliações positivas (02 meses em média)
2ª Fase: Restauração
Fase em que deverá haver maior comprometimento do residente com o próprio processo de recuperação.
Momento de auto reconhecimento e analise dos recursos internos e externos que serão facilitadores no seu processo de mudança.
Reconhecimento da dependência como doença e reflexão sobre as diversas áreas da vida: social, física, afetiva, profissional e espiritual.
Definição dos objetivos e metas para manter-se em sobriedade.
Nesta fase são trabalhadas questões como fatores de risco e fatores de proteção, visando levar o residente a refletir e a se mobilizar sobre a necessidade de mudança de hábitos, de interesses, e de sua rede social.
É um processo moroso, uma vez que, para que o indivíduo mude a sua conduta, é fundamental que comece a pensar de forma diferente.
A elaboração de um projeto de vida é construída com base em suas aptidões, habilidades, e experiências profissionais. Seu relacionamento familiar é avaliado visando à recuperação dos vínculos com os demais membros (quando há o envolvimento da família), o resgate de valores e princípios morais e espirituais, e estratégias de enfrentamento para evitar possíveis recaídas.
É fundamental nesta fase, que o residente ressignifique sua vida, de modo a encontrar um novo sentido para viver em sociedade sem fazer uso de drogas.
Esta fase tem a duração de 03 avaliações positivas (03 meses em média)
3ª Fase: Reinserção
Após avaliação dos avanços e conquistas adquiridos nas analises auto-avaliativas do residente. Nesta fase este passa a ter o direito de sair desacompanhado da Comunidade Terapêutica. Essas saídas são programadas com a psicóloga através da construção de um Projeto de Vida onde serão trabalhados alem das emoções, dificuldades e medos, as ações efetivas que ele deverá desenvolver par adaptar-se novamente ao meio.
Tem início o processo de reinserção social, onde o residente passa a aplicar as técnicas e ferramentas estabelecidas durante os 05 meses de tratamento.
É de fundamental importância que a família esteja preparada para esse momento, agindo que forma que reforce e facilite ao residente a elaboração do processo que foi trabalhado e que ainda está em fase de estruturação.
Esse momento também deve ser utilizado para organização da vida do residente, ou seja, procura de emprego, resgate de vínculos sociais, retirada de documentos, dentre outros.
As mesmas são planejadas durante as sessões terapêuticas. O residente é incentivado a trazer para o setting as dificuldades que encontrou fora da comunidade, e de que forma lidou com elas.
Recaídas podem ocorrer nesta fase, e caso ocorram, o residente será levado a refletir sobre os motivos que o fizeram recair, e de que forma deverá agir de agora em diante frente às dificuldades.
Esta fase tem a duração de 03 avaliações positivas (03 meses em média)
Assim sendo o Programa Sinal Verde “Reconstruindo Caminhos”, tem 08 meses de duração (em média) na Comunidade Terapêutica podendo este tempo ser prolongado se necessário.
(Informações importantes para o dia do acolhimento, confira.)